quinta-feira, 22 de maio de 2014

Honduras, México e Costa Rica.



Honduras

Honduras, oficialmente República das Honduras, é um país da América Central, cuja capital é Tegucigalpa.

A palavra Honduras vem do espanhol e significa "profundezas", em referência às águas profundas no litoral sul do país.

É o único país da América Central que não possui vulcões, mas acredita-se que, sob o lago yojoa, existiu um vulcão.

O espanhol é a língua oficial, mas parte da população ainda fala seus idiomas nativos.

Honduras, junto com o Equador, é a maior exportadora de bananas do mundo.

Em Honduras existem as ruínas maias mais importantes e mais bem conservadas do mundo.

A fauna é rica em insetos, aves e répteis. São numerosas as espécies de borboletas, escaravelhos, formigas, aranhas e abelhas.

Grande parte da receita do país advém da atividade agrícola, isso faz com que cerca de 4,8 milhões de pessoas atuem nesse setor da economia. Os principais produtos agrícolas destinados à exportação são: café, banana e camarão.




O mais típico dos pratos hondurenhos são os preparados com mariscos de múltiplas formas. Em alguns lugares as iguanas são cozidas e acompanhadas de feijão.

México

A Cidade do México é a capital e a segunda maior cidade das Américas. 

Chapultepec é um dos maiores parques urbanos do mundo; seu nome significa colina do gafanhoto e abriga o principal zoológico da cidade, muitos museus e um parque de diversões.

A área metropolitana da Cidade do México é uma das maiores e mais populosas do mundo, com uma população estimada em cerca de 20 milhões vivendo na região.

A Cidade do México está afundando 20 cm por ano e esse fato preocupa o governo, pois isso torna a capital mexicana muito sujeita a enchentes.

O símbolo no centro da bandeira mexicana mostra uma águia comendo uma cobra sobre um cacto.

Apesar da língua oficial ser o espanhol, são faladas 62 línguas indígenas no México, já que a maior parte da população mexicana tem antepassados indígenas (mais da metade é mestiça).

As abelhas maias são originárias o México e têm a particularidade de não possuírem ferrão. Na floresta existem imensas que se alojam nos troncos das árvores

A "Basílica da Nossa Senhora de Guadalupe" é o Santuário Católico mais visitado do mundo, com 15 milhões de peregrinos ao ano.

A culinária mexicana é uma das mais ricas do mundo, embora seja por vezes caracterizada como gordurosa e condimentada. É uma culinária rica em proteínas, vitaminas e minerais.

Os mexicanos têm o hábito de colocar pimenta em todos os pratos, inclusive em muitos doces e frutas.

O chocolate é originário do México e América Central. Seu nome vem de tchocoatl, um líquido escuro feito com cacau pelos astecas. As sementes do cacau eram usadas como moeda pelos astecas, com cem sementes se comprava uma escrava.


Costa rica

Costa Rica é um país da América Central, cuja capital é San José. Foi descoberta e, provavelmente, batizada por Cristóvão Colombo, em sua quarta viagem à América, em 1502.

Tornou-se independente em 15 de setembro de 1821 e três anos depois uniu-se, por pouco tempo, ao México.

Conta com mais de 1000 espécies de orquídeas, sendo Monteverde (no centro do país) a região com mais densidade de orquídeas do planeta.

Cerca de 38% da superfície total do país encontra-se coberta de bosques e selvas e 25% do território encontra-se protegido. É o país com maior variedade de flora e fauna de toda a América Central.

Sua arquitetura é horizontal. O prédio mais alto (o único) do país tem 22 andares. São medidas de segurança devido aos frequentes terremotos.

Desde 1999 o turismo gera para a Costa Rica maiores receitas que a exportação de banana abacaxi e café juntos, historicamente os produtos tradicionais de exportação costarriquenha.

O povo é receptivo e festivo. O ritmo predominante é a Salsa, Cumbia e Reggae.

Os nativos são chamados de “ticos” e “ticas”.

Na fronteira com o Panamá se encontra a Zona Franca onde é possível comprar eletrônicos, calçados, perfumes, bebidas, roupas, etc, com preços excelentes com pagamento em moeda local, dólar ou cartão de crédito internacional mediante apresentação do passaporte.

Não existem nomes de rua nem números de casas. Os endereços são dados em pontos cardeais e metros.

A língua oficial é o castelhano e o futebol é um esporte tão popular quanto no Brasil.

Na Costa Rica não existe exército (nem afins). Um presidente dos anos 70 acabou com as forças armadas para investir toda a verba em educação o que é mantido até hoje.

Todos os pratos que constituem o menu costariquenho são originários dos antepassados. A comida "tica" não é muito temperada, a base de arroz, feijão, milho, verduras, carne, frango ou pescado e costuma servir-se com omeletes de milho.


4 comentários:

  1. Ótima as dicas, é sempre bom conhecer os países, Suzaninha passando pra desejar um ótimo sábado beijos.
    Blog /Fan Page / Twitter /

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo tudo aqui, grande abraço e parabéns.

    ResponderExcluir